GLOBAL TEST INSPEÇÕES TÉCNICAS E TREINAMENTO PESSOAL

GLOBAL TEST INSPEÇÕES TÉCNICAS E TREINAMENTO PESSOAL
REALIZAMOS INSPEÇÕES TÉCNICAS E CURSOS DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Espaço Beleza-Salão e Treinamentos

Espaço Beleza-Salão e Treinamentos
Salão de Beleza em Vila Isabel

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Petrobras acha óleo leve na Bacia de Campos

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira uma nova descoberta de petróleo de boa qualidade na Bacia de Campos, num reservatório localizado a 120 quilômetros do litoral de Cabo Frio, na Região dos Lagos. Batizado provisoriamente de Aruanã, o reservatório contém cerca de 280 milhões de barris de petróleo, segundo nota distribuída pela empresa. Trata-se da terceira importante descoberta de óleo leve em Campos, região tradicionalmente produtora de óleo pesado.

A companhia informou que o projeto de desenvolvimento de Aruanã será apresentado em breve à Agência Nacional do Petróleo (ANP) e deve contribuir para o crescimento da produção no curto prazo, uma vez que já existe infraestrutura de escoamento da produção. O reservatório de Aruanã foi encontrado no bloco exploratório BM-C-36, em águas onde a profundidade é de 976 metros, arrematado pela estatal na sétima rodada de licitações da ANP, em 2005.

O óleo encontrado tem 28º API (medida internacional de qualidade do petróleo), semelhante ao encontrado em Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos - as novas reservas, porém, estão acima da camada de sal. Segundo esta classificação, quanto mais próximo dos 50º, melhor a qualidade do óleo, por produzir mais derivados como diesel e gasolina. O petróleo de Marlim, maior campo produtor brasileiro, tem grau API em torno dos 20.

Perfuração

A Petrobras já começou o desenvolvimento de reservas de óleo leve na Bacia de Campos, próximas aos campos Marlim Sul e Marlim Leste. No primeiro, perfurou dois poços batizados de Jurará e Muçuã, que encontraram reservas de 350 milhões de barris de petróleo com 27º API. A produção já está incluída no planejamento estratégica da companhia para o período 2009-2013 e ficará a cargo das plataformas P-51, já em operação, e P-56, em 2011.

Em Marlim Leste, a companhia encontrou em 2005 o reservatório batizado de Jabuti, com 345 milhões de barris em reservas e petróleo de 28º API. O projeto já está produzindo por meio do navio-plataforma Seillean, diz a nota distribuída pela estatal. As descobertas de Jurará e Jabuti já estão contabilizadas nas reservas provadas da companhia, que somavam 14,092 bilhões de barris de óleo equivalente (somado ao gás) no final de 2008.

No comunicado, a estatal informa que "considerando que já existem estruturas de produção e de escoamento de petróleo e gás na área, a produção em conjunto vai contribuir, a curto e médio prazos, para o crescimento da curva de produção da companhia."

(Fonte: Jornal do Commercio/RJ/Com agências)

Nenhum comentário:

Postar um comentário